quinta-feira, 14 de novembro de 2013

USO DE REFRIGERANTES POR CRIANÇAS PODE CAUSAR PROBLEMAS COMPORTAMENTAIS

 Embora o consumo de refrigerantes já esteja associado á agressividade e depressão em adolescentes, um novo estudo que será publicado no "The Journal of Pediatrics",
...mostrou novas relevâncias quanto ao seu consumo.

Os pesquisadores descobriram que 43% das crianças consumiram pelo menos uma porção de refrigerantes por dia, e 4% consumiram quatro ou mais.

Agressividade, tendência ao isolamento e déficit de atenção foram os problemas associados com o consumo de refrigerante. As crianças que bebiam quatro ou mais
porções por dia tinham duas vezes mais propensão a destruir as coisas que pertencem aos outros, entrar em brigas e atacar fisicamente outros indivíduos.

Também foi constatado o aumento de problemas de atenção e comportamento isolado em comparação com aquelas que não consumiam refrigerantes.

Ainda que com esse estudo não seja possível identificar a natureza exata entre essa associação, limitar ou ELIMINAR o consumo de refrigerantes
de uma criança pode reduzir seus problemas comportamentais.

Abraços,

Paulo Mendes.

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

VITAMINA TERMOGÊNICA PRÉ-TREINO

Ingredientes:

- 250 ml de leite de Amêndoa ou Arroz...

- 1 banana Nanica
- 1 colher de chá de canela em pó
- 1 colher de chá de guaraná em pó
- 3 colheres de chá de cacau em pó
- 1 colher de sobremesa de semente de chia
- Gelo a gosto






Bata tudo no liquidificador!

 Abraços,

Paulo Mendes


quinta-feira, 11 de julho de 2013

MITO OU VERDADE: MAÇÃ REALMENTE DÁ FOME ?


Sim, é verdade. Basicamente, por dois motivos:

1) Por ser um alimento bastante ácido, acaba estimulando a produção de suco gástrico no estômago, acelerando a digestão.

2) A maçã possui uma substância chamada "Ácido Málico", que é um ácido capaz de estimular a sensação de fome no cérebro.



Por isso sempre recomendo ingerir a maçã com alguma fonte de fibra ou gordura, para que esta sensação incômoda de fome não apareça. Combina muito bem com cereais ou castanhas.


Abraços, Paulo Mendes.

Nutricionista - CRN 6683-DF
paulo@paulomendes.ntr.br
facebook.com/PauloMendesConsultoriaEmSaude
@paulomendesnutricionista
+55 61 9986 6070

segunda-feira, 8 de julho de 2013

SUCO PARA DESINTOXICAR

Beber este suco 1 vez por semana ajuda a reduzir a retenção hídrica:

- 200 ml de água
- 1 cenoura pequena
- 1 limão pequeno, com casca
- 2 laranjas
- 1 folha de couve
- Lascas de gengibre
- Gelo a gosto






Pronto! Bata no liquidificador e sinta aos poucos o inchaço desaparecendo!


Abraços, 

Paulo Mendes


Nutricionista - CRN 6683-DF
paulo@paulomendes.ntr.br
facebook.com/PauloMendesConsultoriaEmSaude
@paulomendesnutricionista
+55 61 9986 6070

quinta-feira, 4 de julho de 2013

MITO OU VERDADE: TESTOSTERONA AUMENTA A INCIDÊNCIA DE CÂNCER DE PRÓSTATA?


A terapia de reposição de testosterona é uma opção de tratamento para a andropausa, porém é evitada por ser historicamente associada ao surgimento de câncer prostático. Essa crença, suportada por mais de um século, tem sido rediscutida por possuir lacunas científicas.

Pesquisa realizada em 2002, na Rússia, sugere que a testosterona é benéfica para a próstata na maioria dos casos. Neste estudo, 90% dos participantes tiveram redução da próstata, do PSA (marcador tumoral para câncer de próstata) e redução dos sintomas urinários.

Outro estudo similar, desta vez nos EUA, concluíram que "nenhuma alteração relacionada com o tratamento de testosterona foi observada no tecido prostático ou nos biomarcadores teciduais, expressão gênica ou gravidade para o câncer".

Em 2004, pesquisadores Londrinos relataram em uma revisão científica: "parece não haver evidência convincente, neste momento, sugerindo que homens com níveis mais elevados de testosterona tenham maior risco de câncer de próstata ou que os homens que estão em tratamento para hipogonadismo"




Entretanto, uma vez que este hormônio estimula o crescimento celular, é possível que esta possa acelerar o crescimento de um câncer de próstata JÁ EXISTENTE. Diante disso, é necessária a realização de exames laboratoriais, para excluir a hipótese de presença de câncer ativo, como teste de PSA, Beta-HCG, DHL, Alfa-fetoproteina e Ultrassom Transretal, antes de iniciar a terapia de reposição com testosterona.



Abraços, 

Paulo Mendes


Nutricionista - CRN 6683-DF
paulo@paulomendes.ntr.br
facebook.com/PauloMendesConsultoriaEmSaude
@paulomendesnutricionista
+55 61 9986 6070

terça-feira, 2 de julho de 2013

Suco Anti-Celulite


A celulite, cientificamente chamada de "Fibroedema gilóide", é basicamente um professo inflamatório acometido nas células adiposas, associadas à alterações na circulação.

As causas são multifatoriais: alergias alimentares, alterações hormonais, respostas à fármacos e principalmente hereditariedade.

A cura ainda não existe, mas pode-se amenizar com algumas intervenções, pois a causa é basicamente a mesma: desidratação e inflamação.



Segue uma dica legal para combater a celulite:

- 100 ml de Chá de cavalinha (Contém boa concentração de silício, protegendo a integridade das fibras de colágeno e elastina)

- Raspas de gengibre (Mecanismo antiinflamatório)

- 100 ml de suco de lima (Favorece a ação do sistema linfático, nosso "reciclador" natural)

- Linhaça dourada triturada (1 colher de sobremesa) – Fortalecem as membranas celulares, atraindo água para as células e para o tecido conjuntivo.

Liquidificar todos os ingredientes e consumir de 1 a 2 vezes por semana. Note que, em médio prazo, sentirá um efeito extremamente positivo!

Abraços, Paulo Mendes

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Alimentação e Enxaqueca

- ENXAQUECA E ALIMENTAÇÃO

ENXAQUECA É UM DISTÚRBIO NEUROVASCULAR CRÔNICO E INCAPACITANTE, CONSTITUÍDA POR DORES DE CABEÇA PERIÓDICAS, GERALMENTE SENTIDAS APENAS DE UM LADO. ESSE TIPO DE CEFALEIA PODE OCORRER EM QUALQUER IDADE, MAS COSTUMA SE MANIFESTAR NA ADOLESCÊNCIA OU INÍCIO DA FASE ADULTA. A ENXAQUECA É UMA PATOLOGIA MULTIFATORIAL QUE, ENTRE OS GATILHOS, ESTÃO PRESENTES ALGUNS ALIMENTOS. SAIBA O POR QUÊ.

ESTUDOS SUGEREM QUE PESSOAS COM ENXAQUECA, NÃO SÃO CAPAZES DE METABOLIZAR SUBSTÂNCIAS CHAMADAS "AMINAS", E EM PARTICULAR A TIRAMINA (PRESENTE NOS QUEIJOS E VINHOS) E FENILETILAMINA (PRESENTE NOS CHOCOLATES).

ALÉM DAS AMINAS, EXISTEM OUTROS COMPONENTES NUTRICIONAIS VILÕES PARA A ENXAQUECA:

- NITRITOS E NITRATOS: CONSERVANTE UTILIZADO PELA INDÚSTRIA EM CARNES, PESCADOS, EMBUTIDOS E CARNES PROCESSADAS (HAMBÚRGUERES).

- GLUTAMATO MONOSÓDICO: REALÇADOR DE SABOR E PRESENTE EM GRANDE PARTE DOS ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS: SOPAS, ENLATADOS, EMBUTIDOS, MOLHOS PRONTOS. ESTE BASTE LER O RÓTULO E VERIFICAR SE HÁ PRESENÇA.

- LACTOSE: PESSOAS COM DEFICIÊNCIA ENZIMÁTICA DE LACTASE SÃO MAIS PROPENSAS A TEREM LEITES E DERIVADOS COMO GATILHOS.

- CAFEÍNA: SENDO UM ESTIMULANTE E TERMOGÊNICO NATURAL, ELEVA A PRESSÃO ARTERIAL E A FREQUÊNCIA CARDÍACA, CAUSANDO CONSTRIÇÃO EXCESSIVA DOS VASOS SANGUÍNEOS.

- ASPARTAME: EM ESPECIAL, ESTE ADOÇANTE FORA IMPLICADO EM VÁRIOS ESTUDOS COMO INDUTOR DE ENXAQUECA EM INDIVÍDUOS COMO MAIOR SENSIBILIDADE À SUBSTÂNCIA.

- COMPOSTOS FENÓLICOS FLAVONÓIDES: PRESENTE NA CASCA DA UVA E PRINCIPALMENTE NO PREPARO DO VINHO TINTO. UM DOS MAIORES GATILHOS PARA QUEM TEM ENXAQUECA.

PORTANTO, PARA QUEM TEM DISPOSIÇÃO PRÉVIA, TORNA-SE MUITO INTERESSANTE EVITAR TAIS ALIMENTOS. E É CLARO, BEBER BASTANTE ÁGUA!

ABRAÇOS,

PAULO MENDES.



Nutricionista (CRN-1 6683-DF)
Pós-Graduado em Fisiologia do Exercício - Universidade de Brasília
Autor com publicação no International Society of Sports Nutrition - www.jissn.com
www.paulomendesnutricao.blogspot.com
www.facebook.com/PauloMendesConsultoriaEmSaude

+ 55 61 9986 - 6070

segunda-feira, 17 de junho de 2013

AFINAL, O QUE SÃO RADICAIS LIVRES?

EM 1900 DESCOBRIU-SE O PRIMEIRO RADICAL LIVRE. EM 50 ANOS SE CONHECEU TODA SUA QUÍMICA E EM 1954 RELACIONOU-SE PELA PRIMEIRA VEZ, ESTAS SUBSTÂNCIAS TÓXICAS A UMA DOENÇA INEXORÁVEL: O ENVELHECIMENTO.

DE TODO O OXIGÊNIO DISPONÍVEL PELA CÉLULA, APROXIMADAMENTE 95% SE TRANSFORMA EM ENERGIA E OS OUTROS 5% SÃO TRANSFORMADOS NO METABOLISMO EM RADICAIS LIVRES DE OXIGÊNIO OU ESPÉCIES TÓXICAS DE OXIGÊNIO: RADICAL SUPERÓXIDO, PERÓXIDO DE HIDROGÊNIO E RADICAL HIDROXILA; QUE SÃO ESPÉCIES REATIVAS DE OXIGÊNIO QUE VÃO "QUEIMANDO" CÉLULAS, TECIDOS, MOLÉCULAS, ETC EM NOSSO ORGANISMO.

ESSES ELEMENTOS SÃO GERADOS NO ORGANISMO DESDE A CONCEPÇÃO, LOGO NOS PRIMEIROS SEGUNDOS DE VIDA INTRA-UTERINA E SUA PRODUÇÃO É CONTÍNUA DURANTE TODA NOSSA EXISTÊNCIA. ATÉ OS 40-45 ANOS APROXIMADAMENTE, O ORGANISMO ADMINISTRA MUITO BEM A NEUTRALIZAÇÃO DESSES 5%. ENTRETANTO, CHEGA O DIA EM QUE A PRODUÇÃO EXCEDE SUA DEGRADAÇÃO E O REPARO CELULAR FICA COMPROMETIDO. ASSIM SENDO OCORRE, PAULATINA A GRADATIVAMENTE, LESÃO DE MOLÉCULA A MOLÉCULA, CÉLULA E CÉLULA, TECIDO A TECIDO, ÓRGÃO A ÓRGÃO, ATÉ CHEGARMOS A INSTALAÇÃO DAS DOENÇAS.

PORTANTO, O CONSUMO ADEQUADO DE ANTIOXIDANTES É ESSENCIAL PARA OBTERMOS UM ENVELHECIMENTO BEM SUCEDIDO. POIS OS ANTIOXIDANTES TEM A CAPACIDADE DE NEUTRALIZAR PARTE DOS 5% RESTANTES, PRINCIPALMENTE EM ADULTOS COM MAIS DE 40 ANOS. E É CLARO, QUE A ALIMENTAÇÃO É APENAS UM DOS PILARES PARA SE OBTER A SAÚDE DESEJADA!!

quinta-feira, 13 de junho de 2013

HMB e desempenho físico


Em Fevereiro de 2013, a respeitável International Society of Sports Nutrition publicou um trabalho com seu posicionamento em relação ao HMB,
embasado em 83 artigos.

Benefícios comprovados: 

1 - acelera a recuperação no exercício de alta intensidade;
2 - prevenção da perda de massa magra em situações catabólicos e dietas hipocalóricas;
3 - aumento da síntese protéico muscular;
4 - retardo da fadiga muscular;

Sua dosagem varia de acordo com as necessidades e objetivos. Particularmente, sempre fui adepto em minhas prescrições, embora ainda não seja uma anuência na ciência. Sendo assim, acredito que a prática contabiliza bastante.







quarta-feira, 22 de maio de 2013

Alecrim combate radicais livres e reduz colesterol


Pesquisadores ingleses publicaram recentemente um estudo comprovando que o Alecrim possui efeitos antioxidantes, amenizando o estresse oxidativo (radicais livres) e ainda, reduz os níveis de colesterol LDL-c.



Foram aferidos os marcadores oxidativos: Catalase, Glutationa Peroxidase e Superóxido Dismutase.

Já os níveis de colesterol foram aferidos novamente após 4 semanas de uso contínuo com Alecrim.

Além de ser um tempero barato e saboroso, você pode ter seu próprio “pé” em casa.





Paulo Mendes
Nutricionista - CRN 6683/DF
Especialista em Fisiologia do Exercício
paulo@paulomendes.ntr.br
Facebook: Paulo Mendes
Instagram: @paulomendesnutricionista
+ 55 61 9986 6070


sexta-feira, 17 de maio de 2013

7-Keto e seus benefícios


A pedidos, hoje falo um pouco sobre o 7-Keto.


O 7-Keto, é um complemento/suplemento que está ganhando força por mostrar resultados bem satisfatórios nas pesquisas.




Seus efeitos são similares aos do DHEA (hormônio associado ao metabolismo da testosterona), porém, demonstra ser mais eficiente para os mesmos objetivos.


Os benefícios incluem efeito anti-obesidade, anti-osteoporose, anti-diabetogênico, aumento da massa muscular, do desejo sexual; e até mesmo maior termogênese (queima de gordura) em repouso; este último associado à maiores concentrações de T3 (hormônio da tireóide) no sangue.


É indicado principalmente para pessoas com hipotireoidismo e homens e mulheres já na meia idade.



Paulo Mendes
Nutricionista - CRN 6683/DF
Especialista em Fisiologia do Exercício
paulo@paulomendes.ntr.br
Facebook: Paulo Mendes
Instagram: @paulomendesnutricionista
+ 55 61 9986 6070

segunda-feira, 13 de maio de 2013

BCAA: antes ou depois?


Dúvida muito comum no consultório: "Paulo, BCAA antes ou depois do treino?" 


Como os BCAA's possuem tanto efeito anabólico como anti-catabólico, a conduta pode variar bastante.






Para os que buscam performance em exercícios aeróbios, geralmente faz parte da conduta ofertar antes do treino.

Já os que buscam hipertrofia muscular, favorecemos o anabolismo ofertando após a atividade, geralmente acompanhada de fontes glicídicas (carboidratos) e protéicas.

E os que desejam enfatizar a perda de gordura, pode-se oferecer antes, depois ou antes e depois.

Claro, que o fator principal para os objetivos descritos é a alimentação direcionada.

Bons treinos e ótima semana a todos!



Paulo Mendes
Nutricionista - CRN 6683/DF
Especialista em Fisiologia do Exercício
paulo@paulomendes.ntr.br
Facebook: Paulo Mendes
Instagram: @paulomendesnutricionista
+ 55 61 9986 6070

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Coenzima Q10 e câncer de mama


Baixos níveis circulantes de Coenzima Q10 (CoQ10) tem sido associados ao aumento da incidência de determinados tipos de câncer e no prognóstico dos mesmos. 
Neste estudo, pesquisadores do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos, dosaram os níveis circulantes de CoQ10 no sangue e tecidos de pacientes com câncer de mama e em um grupo controle.



As concentrações de CoQ10 foram expressivamente mais baixas nos pacientes com câncer de mama, quando comparadas ao grupo controle.
Concluíram que, possivelmente, a Coenzima Q10 pode ter um efeito determinante tanto na prevenção, quanto no combate à esta patologia. 

Fontes naturais: abacate, brotos, açaí, amendoim e sardinha.




Paulo Mendes
Nutricionista - CRN 6683/DF
Especialista em Fisiologia do Exercício
paulo@paulomendes.ntr.br
+ 55 61 9986 6070

terça-feira, 23 de abril de 2013

Tribulus terrestris pode melhorar a função erétil


Há séculos, o extrato de Tribulus terrestris (Tt) tem sido usado como afrodisíaco. No entanto, não muito se sabe sobre os efeitos e mecanismos de ação na ereção peniana. Pesquisadores da Associação de Urologia coreana investigaram os possíveis efeitos eretogênicos advindos desta planta.

Os efeitos na pressão e relaxamento do Corpo Cavernoso (CC) – porção do pênis com maior quantidade de sangue durante a ereção – foram investigados em coelhos e ratos, após administração contínua de Tt por 1 mês. Para melhor controle bioquímico, foram monitorado também, as quantidades de AMPc (Monofosfato Cíclico de Adenosina) e GMPc (Monofosfato Cíclico de Guanina).



Ao final da pesquisa, os pesquisadores avaliaram que o extrato de Tribulus terrestris induziu maior pressão e por mais tempo no CC. Explicação associada à maior produção de Óxido Nítrico (gás com efeito vasodilatador) no pênis; além de maiores concentrações séricas de Testosterona, hormônio sexual diretamente coligado as reações fisiológicas inerentes ao ato sexual. Concluíram, então, que o extrato de Tribulus terrestris pode melhorar a função erétil.

Referências Bibliográficas:
Jungmo Do, Seemin Choi, Jaehwi Choi and Jae Seog Hyun. “Effects and mechanism of action of a Tribulus terrestris extract on penile erection”. Korea J Urol. 2013 March 15, 54(3): 183-188.


Paulo Mendes

Nutricionista - CRN 6683/DF

paulo@paulomendes.ntr.br

+55 61 9986 6070

sexta-feira, 5 de abril de 2013

Cobre, Selênio e Zinco e sua relação com patologias da Tireóide


Pesquisadores do Departamento de Cirurgia Geral da Polônia avaliaram possíveis diferenças nas concentrações sanguíneas de Cobre (Cu), Zinco (Zn) e Selênio (Se) no tecido tireoidiano de pacientes com distúrbios nesta glândula. Os Oligoelementos foram determinados por reflexão total de fluorescência de raios X. Os níveis destes metais no sangue, bem como os valores médios das razões Cu/Zn, Cu/Se e Zn/Se nos pacientes com câncer da tireóide, foram significativamente mais elevados que nas outras patologias e no grupo controle. No entanto, as concentrações médias de Zn e Se, no tecido da tireóide de pacientes com câncer, foram significativamente menores do que no tecido dos outros pacientes. Além disso, as proporções médias de Cu/Zn e Cu/Se, no câncer da tireóide foram maiores que nos pacientes com outras doenças.


Portanto, os pesquisadores concluíram que níveis mais elevados de Cobre e Zinco, bem como as razões Cu/Zn; Cu/Se e Zn/Se relacionadas no sangue dos pacientes com câncer da tireoide podem sugerir a progressão da doença na glândula. Também, as baixas concentrações de Zn e Se no tecido tireoidiano podem ajudar no diagnóstico do processo cancerígeno. 

Sendo assim, a ingestão adequada de tais minerais é de extrema importância para prevenir e manter o bom funcionamento e integridade da tireóide.

Paulo Mendes
Nutricionista - CRN 6683/DF
paulo@paulomendes.ntr.br


Referências Bibliográficas:

Kucharzewski, M.; Braziewicz, J.; Majewska, U.; Gózdz, S. “Copper, zinc, and selenium in whole blood and thyroid tissue of people with various thyroid diseases”. Biol Trace Elem Res. 2003 Summer; 93(1-3): 9-18.