segunda-feira, 16 de abril de 2012

Desvendando a fórmula mágica da C*ca-C*la !


Concentrado de açúcar queimado (cor escura e sabor); ácido ortofosfórico (azedo); sacarose e açúcar (HFCS - High Fructose Corn Syrup - açúcar líquido do milho); extrato da folha da COCA (África e Índia); cafeína (estimulante), conservante (Benzoato de Sódio ou Benzoato de Potássio); Dióxido de Carbono ("refrigeração"); e sódio (Cloreto de Sódio).

Coincidentemente, somente a C*ca-C*la tem autorização para utilizar o ácido ortofosfórico, pois todos os outros concorrentes utilizam o ácido fosfórico ou cítrico...  

O ácido ortofosfórico gera a sensação de limpeza na boca e nos dentes, pois “frita” (ácido forte) os mesmos, removendo o esmalte dentário e capaz até de induzir má formação dos ossos e dentes de crianças em desenvolvimento, geralmente dos 2 aos 14 anos. A bula desses ácidos alerta sobre o perigo de manuseio, capaz de queimar a íris do olho e até mesmo a pele.

Reações ao consumir uma lata de C*ca-C*la:

- 10 minutos: 10 colheres de chá de açúcar (40g) atingem o metabolismo, 100% do recomendado diariamente. O regurgitar devido ao doce extremo não acontece porque o ácido fosfórico neutraliza o gosto.
- 20 minutos: A glicemia (açúcar no sangue) eleva-se exageradamente, induzindo pico de insulina. O fígado responde convertendo grande parte deste açúcar em gordura.
- 40 minutos: Elevadas concentrações de açúcar, adoçantes e ácidos aumentam a excreção de cálcio na urina, reduzindo as concentrações que circulam no sangue, que por sua vez vão buscar estoque nas reservas (ossos). Este processo de forma repentina em longo prazo pode induzir osteoporose.
- 60 minutos: As propriedades diuréticas da cafeína entram em ação, eliminando minerais essenciais ao nosso metabolismo: Cálcio, Magnésio e Zinco.

Para muitos vale a pena, para outros, nem tanto. Preserve seu organismo.



Paulo Mendes
Nutricionista - CRN 6683/DF
paulo@paulomendes.ntr.br

2 comentários:

  1. Olá, interessante a postagem. Mas já li esse texto em outras fontes, como saber ao certo de onde vem?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Olá bru, tudo bem?!
    A referência vem de um pesquisador Norte-Americano. O texto circulou pela internet e de fato, pode-se duvidar um pouco da total veracidade do texto. Entretanto, analisando os componentes químicos que fazem sua composição no rótulo original, podemos resumir baseando-se na cinética fisiológica desses componentes.

    Obrigado pelo post.
    Bons estudos!

    ResponderExcluir