segunda-feira, 30 de abril de 2012

Cúrcuma auxilia na proteção da retina


Estudo publicado recentemente, no dia 11 de Abril, pelo Departamento de Visão Molecular da Universidade de Emory (Atlanta; EUA), em parceria com o Centro de Oftamologia Zhongshan (China), avaliou a influência da Cúrcuma (Açafrão) na defesa contra o estresse oxidativo em células epiteliais da retina.

Após 3 horas de tratamento in vitro com Curcumina (substância presente na Cúrcuma), fora notado aumento da defesa e no efeito citoprotetor contra o estresse oxidativo induzido por Peróxido de Hidrogênio (H202) e maior expressão da enzima Heme Oxigenase-1 (HO-1), positiva na indução por apoptose das espécies reativas de oxigênio (ERO) no epitélio pigmentar da retina (EPR).

Portanto, o consumo regular de Cúrcuma pode proteger nossas retinas da degeneração por radicais livres em longo prazo, combatendo-os devido ao aumento da enzima HO-1.



Referência Bibliográfica:
Je Moon woo, Da-Yong Shin, Sung Ju Lee, Yeonsoo Joe, Min Zheng, Jin Ho Yim, Zak Callaway, and Hun Taeg Ghung. “Curcumin protects retinal pigment eputhelial cells against oxidative stress via induction of heme oxygenase-1 expressio and reduction of reactive oxygen”. Molecular Vision – Biology and Genetics in Vision Research. Mol Vis. 2012; 18: 901-908. 2012 April 11.




Paulo Mendes
Nutricionista - CRN 6683/DF
paulo@paulomendes.ntr.br

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Desvendando a fórmula mágica da C*ca-C*la !


Concentrado de açúcar queimado (cor escura e sabor); ácido ortofosfórico (azedo); sacarose e açúcar (HFCS - High Fructose Corn Syrup - açúcar líquido do milho); extrato da folha da COCA (África e Índia); cafeína (estimulante), conservante (Benzoato de Sódio ou Benzoato de Potássio); Dióxido de Carbono ("refrigeração"); e sódio (Cloreto de Sódio).

Coincidentemente, somente a C*ca-C*la tem autorização para utilizar o ácido ortofosfórico, pois todos os outros concorrentes utilizam o ácido fosfórico ou cítrico...  

O ácido ortofosfórico gera a sensação de limpeza na boca e nos dentes, pois “frita” (ácido forte) os mesmos, removendo o esmalte dentário e capaz até de induzir má formação dos ossos e dentes de crianças em desenvolvimento, geralmente dos 2 aos 14 anos. A bula desses ácidos alerta sobre o perigo de manuseio, capaz de queimar a íris do olho e até mesmo a pele.

Reações ao consumir uma lata de C*ca-C*la:

- 10 minutos: 10 colheres de chá de açúcar (40g) atingem o metabolismo, 100% do recomendado diariamente. O regurgitar devido ao doce extremo não acontece porque o ácido fosfórico neutraliza o gosto.
- 20 minutos: A glicemia (açúcar no sangue) eleva-se exageradamente, induzindo pico de insulina. O fígado responde convertendo grande parte deste açúcar em gordura.
- 40 minutos: Elevadas concentrações de açúcar, adoçantes e ácidos aumentam a excreção de cálcio na urina, reduzindo as concentrações que circulam no sangue, que por sua vez vão buscar estoque nas reservas (ossos). Este processo de forma repentina em longo prazo pode induzir osteoporose.
- 60 minutos: As propriedades diuréticas da cafeína entram em ação, eliminando minerais essenciais ao nosso metabolismo: Cálcio, Magnésio e Zinco.

Para muitos vale a pena, para outros, nem tanto. Preserve seu organismo.



Paulo Mendes
Nutricionista - CRN 6683/DF
paulo@paulomendes.ntr.br