segunda-feira, 17 de junho de 2013

AFINAL, O QUE SÃO RADICAIS LIVRES?

EM 1900 DESCOBRIU-SE O PRIMEIRO RADICAL LIVRE. EM 50 ANOS SE CONHECEU TODA SUA QUÍMICA E EM 1954 RELACIONOU-SE PELA PRIMEIRA VEZ, ESTAS SUBSTÂNCIAS TÓXICAS A UMA DOENÇA INEXORÁVEL: O ENVELHECIMENTO.

DE TODO O OXIGÊNIO DISPONÍVEL PELA CÉLULA, APROXIMADAMENTE 95% SE TRANSFORMA EM ENERGIA E OS OUTROS 5% SÃO TRANSFORMADOS NO METABOLISMO EM RADICAIS LIVRES DE OXIGÊNIO OU ESPÉCIES TÓXICAS DE OXIGÊNIO: RADICAL SUPERÓXIDO, PERÓXIDO DE HIDROGÊNIO E RADICAL HIDROXILA; QUE SÃO ESPÉCIES REATIVAS DE OXIGÊNIO QUE VÃO "QUEIMANDO" CÉLULAS, TECIDOS, MOLÉCULAS, ETC EM NOSSO ORGANISMO.

ESSES ELEMENTOS SÃO GERADOS NO ORGANISMO DESDE A CONCEPÇÃO, LOGO NOS PRIMEIROS SEGUNDOS DE VIDA INTRA-UTERINA E SUA PRODUÇÃO É CONTÍNUA DURANTE TODA NOSSA EXISTÊNCIA. ATÉ OS 40-45 ANOS APROXIMADAMENTE, O ORGANISMO ADMINISTRA MUITO BEM A NEUTRALIZAÇÃO DESSES 5%. ENTRETANTO, CHEGA O DIA EM QUE A PRODUÇÃO EXCEDE SUA DEGRADAÇÃO E O REPARO CELULAR FICA COMPROMETIDO. ASSIM SENDO OCORRE, PAULATINA A GRADATIVAMENTE, LESÃO DE MOLÉCULA A MOLÉCULA, CÉLULA E CÉLULA, TECIDO A TECIDO, ÓRGÃO A ÓRGÃO, ATÉ CHEGARMOS A INSTALAÇÃO DAS DOENÇAS.

PORTANTO, O CONSUMO ADEQUADO DE ANTIOXIDANTES É ESSENCIAL PARA OBTERMOS UM ENVELHECIMENTO BEM SUCEDIDO. POIS OS ANTIOXIDANTES TEM A CAPACIDADE DE NEUTRALIZAR PARTE DOS 5% RESTANTES, PRINCIPALMENTE EM ADULTOS COM MAIS DE 40 ANOS. E É CLARO, QUE A ALIMENTAÇÃO É APENAS UM DOS PILARES PARA SE OBTER A SAÚDE DESEJADA!!

quinta-feira, 13 de junho de 2013

HMB e desempenho físico


Em Fevereiro de 2013, a respeitável International Society of Sports Nutrition publicou um trabalho com seu posicionamento em relação ao HMB,
embasado em 83 artigos.

Benefícios comprovados: 

1 - acelera a recuperação no exercício de alta intensidade;
2 - prevenção da perda de massa magra em situações catabólicos e dietas hipocalóricas;
3 - aumento da síntese protéico muscular;
4 - retardo da fadiga muscular;

Sua dosagem varia de acordo com as necessidades e objetivos. Particularmente, sempre fui adepto em minhas prescrições, embora ainda não seja uma anuência na ciência. Sendo assim, acredito que a prática contabiliza bastante.