segunda-feira, 30 de abril de 2012

Cúrcuma auxilia na proteção da retina


Estudo publicado recentemente, no dia 11 de Abril, pelo Departamento de Visão Molecular da Universidade de Emory (Atlanta; EUA), em parceria com o Centro de Oftamologia Zhongshan (China), avaliou a influência da Cúrcuma (Açafrão) na defesa contra o estresse oxidativo em células epiteliais da retina.

Após 3 horas de tratamento in vitro com Curcumina (substância presente na Cúrcuma), fora notado aumento da defesa e no efeito citoprotetor contra o estresse oxidativo induzido por Peróxido de Hidrogênio (H202) e maior expressão da enzima Heme Oxigenase-1 (HO-1), positiva na indução por apoptose das espécies reativas de oxigênio (ERO) no epitélio pigmentar da retina (EPR).

Portanto, o consumo regular de Cúrcuma pode proteger nossas retinas da degeneração por radicais livres em longo prazo, combatendo-os devido ao aumento da enzima HO-1.



Referência Bibliográfica:
Je Moon woo, Da-Yong Shin, Sung Ju Lee, Yeonsoo Joe, Min Zheng, Jin Ho Yim, Zak Callaway, and Hun Taeg Ghung. “Curcumin protects retinal pigment eputhelial cells against oxidative stress via induction of heme oxygenase-1 expressio and reduction of reactive oxygen”. Molecular Vision – Biology and Genetics in Vision Research. Mol Vis. 2012; 18: 901-908. 2012 April 11.




Paulo Mendes
Nutricionista - CRN 6683/DF
paulo@paulomendes.ntr.br

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Desvendando a fórmula mágica da C*ca-C*la !


Concentrado de açúcar queimado (cor escura e sabor); ácido ortofosfórico (azedo); sacarose e açúcar (HFCS - High Fructose Corn Syrup - açúcar líquido do milho); extrato da folha da COCA (África e Índia); cafeína (estimulante), conservante (Benzoato de Sódio ou Benzoato de Potássio); Dióxido de Carbono ("refrigeração"); e sódio (Cloreto de Sódio).

Coincidentemente, somente a C*ca-C*la tem autorização para utilizar o ácido ortofosfórico, pois todos os outros concorrentes utilizam o ácido fosfórico ou cítrico...  

O ácido ortofosfórico gera a sensação de limpeza na boca e nos dentes, pois “frita” (ácido forte) os mesmos, removendo o esmalte dentário e capaz até de induzir má formação dos ossos e dentes de crianças em desenvolvimento, geralmente dos 2 aos 14 anos. A bula desses ácidos alerta sobre o perigo de manuseio, capaz de queimar a íris do olho e até mesmo a pele.

Reações ao consumir uma lata de C*ca-C*la:

- 10 minutos: 10 colheres de chá de açúcar (40g) atingem o metabolismo, 100% do recomendado diariamente. O regurgitar devido ao doce extremo não acontece porque o ácido fosfórico neutraliza o gosto.
- 20 minutos: A glicemia (açúcar no sangue) eleva-se exageradamente, induzindo pico de insulina. O fígado responde convertendo grande parte deste açúcar em gordura.
- 40 minutos: Elevadas concentrações de açúcar, adoçantes e ácidos aumentam a excreção de cálcio na urina, reduzindo as concentrações que circulam no sangue, que por sua vez vão buscar estoque nas reservas (ossos). Este processo de forma repentina em longo prazo pode induzir osteoporose.
- 60 minutos: As propriedades diuréticas da cafeína entram em ação, eliminando minerais essenciais ao nosso metabolismo: Cálcio, Magnésio e Zinco.

Para muitos vale a pena, para outros, nem tanto. Preserve seu organismo.



Paulo Mendes
Nutricionista - CRN 6683/DF
paulo@paulomendes.ntr.br

quinta-feira, 15 de março de 2012

O mistificado "Óxido Nítrico"



A enorme variedade de produtos milagrosos ofertados pelas indústrias suplementícias, extrapola a ciência dos praticantes de atividade física. Em evidência nas prateleiras e prescrições, está os suplementos a base de Óxido Nítrico (N.O., do inglês Nitric Oxide), chamados “Vaso-Dilatadores”.

Afinal, o que é Óxido Nítrico?

O Óxido Nítrico é um gás de ação rápida, com meia-vida aproximada de 10 segundos (sim, 10 segundos!), agindo principalmente no sistema cardiovascular, imunológico e nervoso.

É sintetizado através do aminoácido Arginina, condicionalmente essencial. Nosso metabolismo produz diariamente, aproximadamente 2000 vezes mais Arginina do que realmente necessitamos e utilizamos. Qual a intenção em consumir suplementos com maiores quantidades de Arginina, uma vez que não temos essa demanda?

O principal fator limitante para a síntese do Óxido Nítrico, portanto, não é a disponibilidade de Arginina, e sim a presença da enzima que converte Arginina em Óxido Nítrico, chamada "Óxido Nítrico Sintase". Sendo o número de enzimas disponíveis limitadas, não haverá diferença na quantidade final do produto, tendo disponível 1g ou 1000g de Arginina.



E o efeito aparentemente vasodilatador gerado após o consumo desses suplementos, se dá principalmente pela presença do termogênico cafeína, que gera vaso-constrição central (p.e. cardíaca) e vaso-dilatação periférica (p.e. ante-braços e perna). Entretanto, essa vasodilatação é apenas capilar (vasos de pequenos calibres do sistema circulatório), e não intramuscular.

Mais uma vez, devemos estar atentos com as promessas.

Paulo Mendes
Nutricionista – CRN 6683/DF
paulo@paulomendes.ntr.br





Referências Bibliográficas

1 – Hall, J.; Guyton, A.Tratado de Fisiologia Médica. 11ª Edição Ed. Elsevier, 2006.
2 – Loscalzo, J.What we know and dont know about L-Arginine and NO. American Heart Association, 2000; 101, p 2126-2129.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Nutrição Funcional. Afinal, o que ela realmente é?


Atualmente, todos sabem qual é a dieta da moda: dietas baseadas na "Nutrição Funcional".

Primeiramente, vamos entender o que são Alimentos Funcionais: alimentos com nutrientes capazes de promover efeitos fisio-metabólicos favoráveis, além desempenhar papel potencialmente benéfico na
redução do risco de doenças crônicas degenerativas, apresentados da forma mais simples à mais complexa.

Podemos descrever as de efeito simples como nutrientes básicos, de comum ingestão cotidiana, como alimentos fontes de Vitamina E, Vitamina D, Selênio; já os complexos, substâncias encontradas com maior raridade nos alimentos: Quercetina, Resveratrol e Cúrcuma são bons exemplos.

O mais interessante é que muitos profissionais adeptos da Nutrição Funcional, apesar de se atentarem ao aspecto antioxidante, antiidade e anticatabólico, esquecem de um dos pontos nutricionais que considero mais relevantes: o perfil pró-inflamatório dos alimentos, comumente presentes em suas prescrições.

Mas o que seria esse perfil inflamatório? Resumidamente, são alimentos com alto teor alergênico e depressores do Sistema Imunológico: pão, derivados do trigo, laticínios, embutidos (peito de peru, presunto, blanquet etc.), margarina e/ou Becel, soja, entre outros. Familiar em sua dieta?

Inúmeros são os estudos científicos provenientes principalmente do Canadá e Estados Unidos, que associam doenças e degenerações metabólicas (Sarcoidose, Aterosclerose, Resistência à Insulina, Pelagra etc.) com o simples consumo constante desta classe de alimentos.

Portanto, a Nutrição Funcional deve considerar estes dois aspectos para que realmente seja  efetiva. Deverá ser a diferença entre "Alimentos Funcionais - Alimentos Inflamatórios".




Paulo Mendes 
Nutricionista - CRN 6683/DF
paulo@paulomendes.ntr.br